Conheça-nos.

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Cláudia Falluh Balduino Ferreira é doutora em teoria literária e professora de literatura francesa e magrebina de expressão francesa na Universidade de Brasília. Sua pesquisa sobre a literatura árabe comunga com as fontes do sagrado, da arte, da história e da fenomenologia em busca do sentido e do conhecimento do humano.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Leila Sebbar

Nossa escritora do momento a romancista franco-argelina Leila Sebbar.


Leïla SEBBAR nasceu em Aflou (departamento de Oran) de pai argelino e mãe francesa, ambos professores. A obra de Leila, vasta e pluriforme, se debruça sobre as questões do universo da mulher, em denúncia, em reflexões, em exercício constante sobre a sua posição no mundo argelino, esmiuçando seja a infância, seja a maturidade feminina. Mas não busquemos doçuras na obra de Leila Sebbar: ela prefere explorar os recônditos e obscuros territórios "... où s’invente un monde qui mêle l’intime et le politique, l’intime et le poétique, où s’exerce un regard qui rend visible l’invisible d’un réel déplacé, complexe, souvent violent."

Os relatos de viagem de Leila Sebbar me remetem a Isabelle Eberhardt (1877-1904) e o trecho que aqui publicamos é na intenção destas duas mulheres viajantes do mundo argelino, tanto em peregrinagem pelas vastas estepes quanto pelo imaginário profundo. A aquarela de Leila Sebbar sabe ser de um cromatismo ao mesmo tempo cru e terno, multifocal e verdadeiro.

Nossa saudação à Leila Sebbar e aos leitores desta página, desejando-lhes bons momentos e novas descobertas nos links e  vídeos que se seguem.